E aí? Açúcar, adoçante ou puro? Como costuma tomar seu café… sucos…etc…

Assunto complicado.

Sei que muitos profissionais indicam adoçante, principalmente para o caso dos diabéticos. Então, aqui vai minha opinião: melhor seria se não se consumisse nenhum dos dois para adoçar. Tudo é questão de costume e pode-se acostumar com café, chá ou suco sem os dois.O açúcar, mesmo com todos os malefícios de seu uso exagerado, ainda é natural e o organismo reconhece como “alimento”.O adoçante (edulcorante, como vem escrito nos rótulos) não é alimento e o organismo tende a eliminar… porém, ficam resíduos que não são benéficos. E, dependendo da quantidade que se usa, pode ser prejudicial.

 

Se você não abre mão do adoçante:

1. Utilize adoçante à base de Stevia, por exemplo, o Stevita.

2. Conte quantas gotas você usa (nada de apertar e… caia o que cair).

3. Então vá, aos poucos, diminuindo a quantidade de gotas. Seu organismo irá se acostumar ao mínimo e, de repente, a nada. Atenção! A resistência é normal… mas, aconselho tentar e você verá que conseguirá. E aqui vai um alerta: muitos adoçantes aumentam a necessidade do organismo de consumir açúcar… então… “tiro no pé”, literalmente.

 

Se sua opção for pelo açúcar, a dica é:

1. O açúcar “menos pior” é o Demerara (açúcar de cor marrom claro, já muito consumido no Brasil também). Se não existe na sua cidade, a opção é o mascavo. O refinado é o pior deles.

2. Preste atenção na quantidade de açúcar que você usa para adoçar. Muitas pessoas nem sabem quanto colocam, simplesmente jogam açúcar dentro da xícara ou copo.

3. Vá diminuindo, aos poucos, até perceber que o que coloca não faz a menor diferença e, quando menos imaginar já estará “desmamado” do açúcar.

É mais um benefício para sua saúde, por isso, vale a pena tentar. Se você é diabético, atenção especial: fale, antes, com o profissional que te acompanha.

 

 


Consultas Presenciais, em Belo Horizonte ou Online, pelo Skype

Para agendar:  Clique aqui e preencha seus dados  

Ou ligue:

Email: rosangelanasc.psicologa@gmail.com

 


 

Leia também:

Fome Emocional

 

 

 

 

Entre em contato

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida sobre meu trabalho? Entre em contato, vamos conversar!

Mensagem enviada com sucesso!