Ops! Engordei de novo e agora? Mais um feriado… daqui a pouco virá outro e mais outro. E feriado após feriado seu peso aumenta e o caminho contrário fica cada vez mais difícil. Isso acontece com você?

Por que isso vem acontecendo com você?

Já escrevi vários post de dicas para antes, durante e pós-feriado. Esse não é mais um deles. As dicas ajudam, claro.  Mas, na verdade, não resolvem muito. Quando alguém quer realmente comer, seja lá por qual motivo for, simplesmente come.

Esse post de hoje tem outro foco. É uma reflexão sobre o que funciona ou o que não funciona para emagrecer. Estou levando em consideração anos e anos de experiência com clientes que emagreceram e, claro, com os que não emagreceram.

Dietas existem várias dietas, infelizmente, aqui mesmo, na internet, em livros ou revistas. Você vai seguir por um tempo e depois ficará impossível, principalmente aquelas que prometem secar 10 kg em 1 mês. E falo até mesmo das dietas mais restritivas passadas por profissionais da área. As dietas rigorosas são agressivas, contribuem para o efeito sanfona e vai ficando cada vez mais difícil emagrecer após outro período de ganho de peso. Existem também dietas personalizadas, com várias listas de substituições, com contagem de pontos, com retiradas de carboidratos, com aumento de proteína… a lista é quase interminável. E, claro que quem está lendo o que está escrito aqui deve saber bem disso.

O processo de ganho de peso pode conter múltiplos fatores. E aqui só pra citar alguns: a genética (ela leva a culpa, mas é a que mesmo importante na manutenção do excesso de peso); as diversas fases hormonais pelas quais passam, principalmente, as mulheres; a vida corrida ou a vida parada de cada um; a falta de tempo ou o excesso de tempo; as pressões sociais para se comer ou para não se comer; as fases emocionais que, em cada um, terá um impacto diferente; a gula; transtornos emocionais mais sérios… etc…

que fazer para evitar o “Engordei de Novo”?

Pois é! Então o que fazer para emagrecer e o que é mais difícil, permanecer magro ou em um peso desejável? O segredo é: NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA. Existem, sim, fatores que, combinados entre si e… importante: DESDE QUE REALMENTE SE QUEIRA, auxiliam você a emagrecer e a manter o que conquistou.

  •  Em primeiro lugar você vai precisar de um bom motivo, mas terá que ser muito bom mesmo para funcionar como motivador para você passar pela tal “zona de desconforto” durante o emagrecimento. Esse motivo pode estar no futuro… algo que você queira muito. Ou então, um motivo no presente. Isso mesmo, no presente. A situação tem que estar muito, mas muito ruim mesmo para você querer sair dela. Aí sim ,o caminho até o “estar magra” será mais fácil, porque sua situação atual é pior.
  • Outro ponto importante: Evite ficar fixada somente no seu objetivo final, ou seja, nos muitos quilos que quer eliminar. Precisará aprender a mensurar conquistas de vida mais amplas, mesmo que pequenas, além dos quilos que começará a eliminar. Essas conquistas são agregadoras de valor na sua vida como um todo. Quando se começa a emagrecer de forma saudável outras coisas vão mudando. E isso precisa ser identificado e valorizado.
  • Pode ser que você precise de ajuda especializada. Quando você não está bem, costuma ver tudo com o que chamamos “visão de túnel”… ou seja, não consegue ampliar seus horizontes. E, a cada recaída, tenderá a desistir. E, nesse momento, virão os pensamentos automáticos de derrota, de auto-piedade e vários outros. Buscar motivação, nessa hora e sozinho é muito difícil.

Por que eliminar peso e continuar “magra” é tão difícil?

bom motivo para emagrecer

Emagrecer requer mais do que saber o que e quando comer. É necessário mudar hábitos. E essa mudança requer coragem, disciplina, autocontrole e motivação constante. Para isso é preciso iniciar um trabalho de autoconhecimento… saber quais são suas forças internas que você usará para minimizar suas fraquezas. Aprender a identificar crenças que estão arraigadas em você há, sabe-se lá, quanto tempo; bengalas que você vem usando para fugir ou se esquivar de você mesma e tantos outros sabotadores que te impedem de sair do lugar. A procrastinação é fator preponderante entre pessoas que precisam, mas, no fundo, não querem realizar tarefas. E no emagrecimento também é assim… amanhã, amanhã, segunda, mês que vem, para o verão, depois do inverno…

Reflexão Importante!

Faça o seguinte: tire alguns minutos para você pensar como está se sentindo… o que está passando pela sua cabeça, enquanto está lendo isso? Consegue ver algum pensamento te sabotando? Pense em quantas vezes já “tentou” ou quis emagrecer e ficou no meio do caminho? Ou mesmo nas vezes em que conseguiu, mas foi ganhando quilos aos poucos e o que eram + 5kg, viraram 10kg ou mais? Anote tudo, em detalhes. Depois, decida como você quer estar daqui a um ano? E o que precisará fazer no dia de hoje para alcançar o que deseja. Trace metas curtas, dia a dia… Em relação ao comportamento alimentar costumo dizer que não pode ser “um dia de cada vez”…. mas… “uma refeição de cada vez”. Errou, conserte imediatamente.

 

Experiência no meu Consultório

Nesses anos todos de trabalho vi alguns clientes desistirem no meio do caminho e até no início. Alguns voltaram e deram prosseguimento, outros não encontram “o motivo” para avançarem. Mas a grande maioria avançou. Tiveram coragem para se abrir para o novo, o desconhecido, enfrentar dificuldades. Foram colhendo frutos pelo caminho, aprendendo a se amar mais, a se elogiar, a se valorizar. E o ganho não foi mais de peso, mas de aumento da autoestima, de uma forma mais leve e saudável de viver consigo mesmo e com outras pessoas.

Quando a proposta de emagrecimento inclui um acompanhamento psicológico bem conduzido, é exatamente isso que acontece. É o QUERER, encontrando o FACILITADOR… nisso sim, eu acredito. Nada de promessas milagrosas, trabalho fácil, dieta “arrumadinha”, listas prontas. É ação,  é trabalho, é vontade, é persistência. Mas também…. é VITÓRIA.

 


Consultas Presenciais, em Belo Horizonte ou Online, pelo Skype

Para agendar:  Clique aqui e preencha seu Cadastro  

Email: rosangelanasc.psicologa@gmail.com


 

Complete sua leitura com os post abaixo:

Vontade de comer doce

 

 

Entre em contato

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida sobre meu trabalho? Entre em contato, vamos conversar!

Mensagem enviada com sucesso!