As dicas de hoje são, especialmente, para quem está enfrentando temperaturas mais baixas. Sempre escuto de meus pacientes que se come mais no inverno. Em parte isso é verdade, porque o organismo tende a se equilibrar entre temperatura externa e interna. Mas, existem algumas formas de evitar que se ganhe mais peso nessa época.

 

1) Continue bebendo água. No inverno, o tempo é mais seco e o organismo necessita ainda mais de água. Mesmo que você não sinta vontade, esforce-se. Melhor do que remédio, não é?

2) Mantenha atividade física. Se puder, tente escolher horários e lugares que o frio não esteja tão intenso. Ou saia para caminhar com um agasalho. (moro em um lugar frio, e, se ficar esperando esquentar por aqui, ninguém se movimenta.r.s.). Outra dica é deixar a roupa de ginástica no final da cama, debaixo das cobertas e colocá-las antes de sair da cama. Foi a única forma que uma paciente minha encontrou para pular da cama e encarar uma caminhada no frio. Parece bobagem, mas funciona. Se for caminhar mais tarde, faça em casa mesmo, um pré-aquecimento, dando pulinhos no mesmo lugar ou algumas voltas pela casa. Ajuda a esquentar. E, para quem consegue, pular corda em casa também é uma boa opção. No “Youtube” você encontra várias músicas e vídeos de aquecimentos bons. Só não vale dar desculpas pelo tempo e se entregar ao sedentarismo.

3) Para manter o consumo de saladas, coma-as primeiro e depois coma algo mais quente. Poderá também, depois da refeição, tomar um chá quente.

4) Você poderá optar, também, por legumes no vapor ou verduras refogadas. Colocar esses legumes em omeletes também é uma boa opção.

5) É uma boa época para as sopas e caldos. Claro, evitando os acompanhamentos e cremes mais calóricos. Se quiser, faça uma quantidade maior e congelar em vasilhas menores. Super rápido e prático. Quando descongelar, poderá optar por um dia tomar a sopa, em outro, bater e transformá-la em um caldo.

6) Com esse tempo o consumo de chocolate quente ou em barra aumenta. Faça trocas inteligentes. Faça sua bebida quente com cacau em pó, canela e “leite” de soja. Fica bom e mais saudável. Se quiser adoçar, use açúcar demerara ou um pouquinho de mel.

7) Fique atento ao aumento do consumo de bebidas alcóolicas e que, quase sempre, vêm acompanhado de queijos e outros petiscos mais calóricos. Estabeleça quanto vai beber e separe, no seu prato, a quantidade que irá comer. Isso o ajudará a ter uma real dimensão do tanto que está comendo.

 

 

 


Consultas Presenciais, em Belo Horizonte ou Online, pelo Skype

Para agendar:  Clique aqui e preencha seu Cadastro   

Email: rosangelanasc.psicologa@gmail.com


 

Leia também:

Entre em contato

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida sobre meu trabalho? Entre em contato, vamos conversar!

Mensagem enviada com sucesso!