Emagrecer envolve muito mais do que um simples”querer” ou uma “dieta bem planejada”. Afinal, comida faz parte da nossa vida. As “desculpas” ou “autossabotagens” para iniciar um processo de emagrecimento ou dar continuidade são inúmeras. Se você se deixar levar…. vai chegar no final do ano do mesmo jeito que começou ou até mesmo pior.  

Leia e veja se você concorda!!!! 

 

Justificativas ou Desculpas??

Na verdade, quem gosta de comer sempre encontra um motivo ou “desculpa” para comer mal e justificar o ganho de peso ou a dificuldade para emagrecer. Os motivos são os mais variados.

 

  • Emagrecer e as Influências Socias

 

 

 

 

 

 

Quando se mora sozinho é muito difícil cozinhar somente para uma pessoa, sempre acaba-se comendo qualquer coisa ou pedindo algo pelo telefone.

Quando se mora com mais pessoas o foco do problema é exatamente o contrário. Ou seja, mais pessoas em casa = a mais comidas … às vezes, uma diferente para cada um. Assim, fica difícil resistir com tantas opções.

Um dos principais pontos para aumentar a lista de “autossabotagens” são as festas e a vida social intensa. Como resistir às tentações de bebidas e guloseimas?

Para outras pessoas, não ter vida social é o mais difícil porque a vida é um tédio, só restando a comida como companhia e consolo.

 

  • Emagrecer e o Dia a Dia

emagrecer

 

 

 

 

 

 

Depois de um dia estressante, nada melhor do que relaxar e comer com mais tranquilidade. Muitos acabam exagerando e perdendo o controle.

Já para quem está em casa o dia todo, a desculpa é exatamente o tempo para comer. Há pessoas que relatam que fazem somente uma refeição no dia, que começa pela manhã e termina à noite.

Pior ainda quando o habitual é comer na rua. A comida nem sempre é leve ou saudável e, além disso, são muitas opções. Sem perceber, coloca-se muito no prato. Para não desperdiçar, a “mente gorda” acaba comendo tudo.

Porém, há os que alegam que comer na rua é melhor. Há mais opções de salada. Em casa, não tem como variar muito e exagera-se no arroz com feijão ou macarrão.

 

  • Emagrecer e as Datas Especiais

emagrecer

 

 

 

 

 

 

Janeiro não é época de pensar em emagrecer. Mês de férias, ninguém quer ficar pensando em se controlar. Fevereiro ou março temos o carnaval. Afinal, sol, praia, combinam com cerveja, peixe frito, muita descontração. Quem resiste? E março? Março, quando não é carnaval é Semana Santa, chocolate, bacalhau, vinho. Ninguém é de ferro… ganha-se ovos de páscoa, não tem como não comer. Fica feio recusar presente.

Quando aparece uma brecha no calendário para, finalmente, focar no emagrecimento, chega o frio. Ah, o frio! Quem aguenta salada no frio? Nessa época é bom comer massa, tomar vinho, comer fondue, tomar caldos. Aliás, emendando e completando o frio, temos as festas juninas, julhinas que, hoje em dia, quase chegam em agosto.

E aí, temos canjicas … e com bastante amendoim, coco, leite condensado, etc… E bebida, muita bebida. E, claro as férias de julho, interior… época ideal para visitar os parentes. E comida de interior é muito boa. E o que fazer se a “família” adora comer? Como não aceitar o que oferecem? Seria falta de educação. Não se pode fazer essa “desfeita” com eles.

 

      Ufa! Acabou?

emagrecer

NÃO!!!! 

Em setembro, tem feriado; em outubro também; em novembro, tem dois. E como assim? Restringir alimentação nos feriados? Nem pensar! E aí, finalmente, chega dezembro… Época para emagrecer? Será? Final de ano… entrar no vestido da formatura, do casamento, do Natal, da virada do ano, corpinho em forma para o verão, praia, biquíni.


emagrecerEntão vem a ideia de malhar todos os dias, entrar numa dieta “da sopa” ou outra qualquer da moda, e, assim, conseguir perder uns quilinhos.

Começar na segunda-feira é sempre a primeira ideia. Não, segunda não, todos dizem que vão começar a dieta na segunda, isso não vai funcionar. Vai parecer promessa de quem tem “alma gorda”. Melhor deixar para a terça. E claro, pular os finais-de-semana, porque, afinal, ninguém é de ferro; todos precisam de uma “folga.”.

 

Você se identificou? Deixe, abaixo, o seu comentário! 

 


Consultas Presenciais, em Belo Horizonte ou Online, pelo Skype

Para agendar:  Clique aqui e preencha seu Cadastro  

Email: rosangelanasc.psicologa@gmail.com


 

 

Leia também:

Vontade de comer doce

 

Comendo com a Emoção

 

 

Entre em contato

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida sobre meu trabalho? Entre em contato, vamos conversar!

Mensagem enviada com sucesso!